História

Metalomecânica

Fruto da necessidade de satisfação de nichos de mercado necessitados de serviços de qualidade prestados em regime de grande flexibilidade e competitividade, a Valinox.PT foi fundada em 1981, em Macieira de Cambra, por técnicos altamente qualificados e experientes na área do projecto, construção e montagem de equipamentos inoxidáveis para as Indústrias Química, Alimentar e de Bebidas.

Para fazer face às novas exigências de controlo da temperatura, humidade e qualidade do ar em ambientes Industriais, em 1986 foi criada a Divisão de Climatização.A partir de 1990 alargou-se a actividade da Divisão de Climatização a instalações de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) em Edifícios e Obras Públicas.Devido ao crescimento verificado, em Junho de 1994 a Valinox.PT transferiu-se para as suas novas instalações na Zona Industrial da Farrapa (19000 m2 de terreno, 3500 m 2 de área coberta).
Imagem1

Em 1996, a Valinox.PT foi distinguida com o prémio “Novidade técnica” do 11º Salon Internacional de Maquinaria Y Equipos para Bodegas y Embotellado, realizado em Espanha, pela apresentação do seu Molinete aspersor de mostos, modelo Limos.

sika_DSC09127
Para responder com maior rapidez e competitividade às solicitações de Reservatórios e Silos de grande altura, em 1997 procede-se a construção de uma nova nave fabril especialmente concebida para esse fim, passando a área coberta para 5600 m 2.

Seguindo a linha de rigor que desde o início se impôs, em 1998 a Valinox.PT obtém a Certificação do seu Sistema de Garantia da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9002.

No sentido de maior capacidade de resposta na área da Automação e da Automatização, no ano 2000 são celebrados acordos de parceria com a Filpes e com a Sauter.

Em 2003 a Valinox.PT actualiza a Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, para a norma NP EN ISO 9001:2000 e inicia o processo para a Certificação do Sistema de Gestão Ambiental, segundo a norma NP EN ISO 14001:1999.
Imprimer
Imprimer

Devido a necessidades de ordem estratégica, no início de 2004 procede-se ao registo da marca Valclimat para a Divisão de Climatização.

Concluindo um processo de modernização iniciado em 2003, em Março de 2004 instala-se um novo parque de Máquinas visando ganhos de qualidade e produtividade na área da fabricação de reservatórios.

Em Julho de 2004 a Valinox.PT obtém a Certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental segundo a Norma NP EN ISO 14001:1999.

Com intenção de oferecer ao mercado soluções mais integradas de uma forma organizada, credível e autónoma, a Valinox.PT em final de 2005 torna independente o Serviço de Electricidade e Automação Industrial, dando origem à Divisão de Electricidade com as vertentes de Instalações
de Electricidade Industrial e Civil.

Em 2006 a Valinox.PT inicia um processo de parceria com a multinacional HRS, empresa especializada no projecto e construção de permutadores de calor tubulares.

Face à evolução económica, financeira e tecnológica que se verificava na Empresa, e criando uma mais adequada estrutura jurídica para potenciar o profissionalismo, a organização e o rigor de gestão, em 2007 a Valinox passou a Sociedade Anónima.

No sentido duma mais profunda mobilização de todos os colaboradores com os compromissos e objectivos de desenvolvimento da Empresa, em 2008 foi implementado um Sistema de avaliação de desempenho, envolvendo a totalidade dos colaboradores.

Entre 2009 e 2011, a Valinox.PT participa em projectos de I&D em parceria com a Universidade do Minho, com vista à construção de inovadores equipamentos para a Indústria Alimentar. De salientar a participação nos projectos “Eggready”, em parceria com a Derovo, e “Healthycream”, em parceria com a Decorgel.

A empresa inicia, em 2012, o desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Processos de forma a desburocratizar e melhor acompanhar e gerir a actividade da empresa. São implementados sistemas de acompanhamento comercial e de controlo de produtividade.

De forma a potenciar o seu crescimento e actividade futura, a Valinox.PT aposta na internacionalização. Após estudos e visitas a vários mercados a escolha recai sobre França e Moçambique onde se decide abrir filiais da empresa. Ambas as empresas, denominadas de Valinox.FR e Valinox.MZ, iniciam a sua actividade durante o ano de 2013.

De modo a manter a posição de referência que conquistou no Mercado, a Valinox.PT continuará apostada num contínuo processo de investimento, dando prioridade à modernização dos seus meios produtivos e à formação dos seus colaboradores, no sentido da Qualidade e da Competitividade dos seus produtos, da Flexibilidade e Disponibilidade dos seus recursos e do Rigor e Seriedade da sua postura.